Também conhecido como tráfego de anúncios pagos, é uma estratégia de marketing digital em que os anunciantes pagam por anúncios em plataformas como Google, Facebook, Instagram, LinkedIn e outras, com o objetivo de direcionar mais tráfego para o seu site ou landing page.
Links para algumas plataformas de anúncios
Os anúncios são exibidos para usuários específicos com base em critérios de segmentação, como geolocalização, interesses, idade, sexo e outros fatores demográficos e comportamentais.
Isso significa que os anúncios são exibidos apenas para as pessoas que têm mais chances de se interessar pelo produto ou serviço anunciado.
Existem diferentes formatos de anúncios pagos, incluindo anúncios em texto, anúncios de display, anúncios em vídeo e anúncios nativos. Cada formato tem suas próprias especificações e estratégias recomendadas.
Para começar a utilizar o tráfego pago, os anunciantes precisam criar uma conta na plataforma de publicidade escolhida, definir seu público-alvo, criar seus anúncios e definir um orçamento diário ou mensal para os anúncios.
O custo dos anúncios é determinado por um sistema de leilão, em que os anunciantes competem por espaço publicitário e pagam por clique, visualização ou conversão.
Dessa forma, o tráfego pago pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade e o tráfego do site, gerar leads e vendas e melhorar o retorno sobre o investimento em marketing digital. No entanto, é importante monitorar e ajustar constantemente as campanhas de publicidade para garantir que elas estejam gerando resultados positivos.
Público de milhões
Levando em consideração que milhões de pessoas pesquisam algo ou navegam nas redes sociais o tempo todo, é fundamental acompanhar os seus anúncios.
E aqui está uma gigantesca vantagem desse tipo de anúncio para os demais, você pode parar e mudar ela a qualquer momento, com base no resultado que você acompanha praticamente em tempo real.
Quanto a custos, este sistema é um dos mais democráticos que existe, seu anúncio poderá aparecer ao lado de anúncios de gigantes como Apple, Nike, Coca Cola, mesmo você sendo uma micro empresa ou um autônomo.
Você consegue anúnciar com praticamente qualquer valor, claro que o valor interfere diretamente no resultado, mas se você está começando, pode testar.
Por exemplo, com R$ 50 por por exemplo 1 semana. Se deu certo repete se não deu, analise os dados e mude se necessário.
Você pode fazer pagamentos pré pagos via boleto ou cartão de crédito, ou definir limites diários e mensais de gastos, assim você não terá surpresas de contas exorbitantes. Basta configurar corretamente.
O que é tráfego pago já foi respondido, mas e agora, vou ver resultados imediatamente?
Isso depende muito, depende do valor investido, do público, dos lances dos concorrentes, etc… O mais provavel é que você tenha um pequeno resultado ou nada, mas se você acertar de primeira, pode ter sim um bom resultado, mesmo isso sendo muito difícil.
Em primeiro lugar, isso é uma construção, para que você tenha resultados cada vez melhores, você deve além de configurar e testar bastante, para saber qual é seu real público, o que realmente eles procuram, como procuram e como você os convence. É uma ciência. Mas se feita corretamente ela funciona..
Outro fator é a própria plataforma de publicidade, elas querem SIM que você atinga seus objetivos com os anúncios, pois eles sabem muito bem que se você vende, você lucra e consequentemente investe novamente ou até mais com eles.
Porém eles não podem adivinhar como te ajudar, para isso eles contam com algorítmos complexos e até inteligência artificial que acompanha e aprende com o que você configura e testa e com a reação do seu público. Com isso eles podem te dar dicas de como melhorar além de eles saberem como melhor entragar seus anúncios.
Pixel e Tag
É aqui que entra o Pixel da Meta e as TAGs do Google, ambos são códigos especiais que as plataformas geram para cada site, ao instalar esse código no site e vincular ele com seus anúncios,
As plataformas são capazes de monitorar ações que acontecem no seu site e com isso melhorar cada vez mais a acertividade dos seu anúcios.
Como disse antes, é uma construção, normalmente leva tempo e quanto mais tempo for feito melhor fica. Um boa dica para começar é testar pelo menos por 3 meses seguidos, claro fazendo os ajustes sempre que necessário e dentro do seu orçamento.
Espero muito que este artigo tenha esclarecido suas dúvdas sobre o assunto, e fique a vontade para me seguir nas redes sociais e para comentar ou fazer mais perguntas no formulário abaixo, prometo tentar ler todas e responder sempre.