O comércio eletrônico (ou e-commerce) teve sua origem nos anos 1970, quando empresas começaram a utilizar redes de computadores para realizar transações comerciais. No entanto, foi na década de 1990 que o comércio eletrônico realmente começou a se desenvolver, com o surgimento da World Wide Web e a popularização da Internet.
Em 1994, a primeira venda online de um produto foi realizada nos EUA, através do site NetMarket. Nessa mesma época, empresas como a Amazon, eBay e Dell começaram a oferecer seus produtos na Internet. Em 1995, a empresa de leilões online eBay foi fundada, permitindo que os usuários comprassem e vendessem produtos entre si.
A partir de então, o comércio eletrônico cresceu exponencialmente, com cada vez mais empresas criando suas próprias lojas virtuais e consumidores adotando o hábito de realizar compras online.
O avanço da tecnologia também foi fundamental para o desenvolvimento do e-commerce, com a melhoria da segurança nas transações online através de protocolos seguros como o SSL, o surgimento do Paypal criado por ninguém menos que Elon Musk, que originou inúmeros outros, facilitando assim os pagamentos online inclusive entre diferentes países e moedas.
A popularização do uso dos dispositivos móveis, a partir do lançamento do iPhone e do iPad por Steve Jobs, oferecendo acesso facilitado a tecnologias e recursos antes existente apenas em computadores.
Atualmente, o comércio eletrônico é uma indústria gigantesca, movimentando trilhões de dólares por ano em todo o mundo e oferecendo aos consumidores uma variedade infinita de produtos e serviços, além de uma experiência de compra cada vez mais personalizada e conveniente.
A pandemia do Corona Vírus (Covid-19) foi outro fator que impulsionou muito o crescimento do comércio eletrônico, com as pessas evitando ou até mesmo proibidas de saírem de suas casas, as compras online foram a salvação de muitos. Muitos correram para abrir suas lojas virtuais, mas quem já as tinha, estava anos luz na frente.
Foi também um ponto que provou para alguns mais séticos a necessidade de ter uma presença online e também forçou muitos que antes tinham receio ou se mantinham longe das compras online a entrar para este mundo, e com certeza muitos adoraram e este é um ponto de mudança no comportamento que não tem volta. Mesmo com o fim da pandemia, as conveniências do comércio eletrônico conquistam quem as conhece e crescem sem parar em todo o Mundo.